Sobre o Carmelo

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

 e sua Mãe Maria Santíssima!

Breve histórico

O Carmelo Coração Eucarístico de Jesus de Pelotas foi fundado em 1949 em uma simples residência, na periferia da cidade de Pelotas. O fundador foi Sua Excia. Dom Antonio Záttera. As Irmãs fundadoras deste Carmelo procederam do Carmelo de Santa Maria/RS. Por vários anos as Irmãs viveram na casa provisória. Em 1965, transladaram-se para o novo Carmelo, construído com a generosa ajuda da população, que fica cerca de 12 km do centro da cidade, nas proximidades da Lagoa dos Patos. É um lugar solitário, próprio para a vida de oração.

 

Carmelo - Casa de Maria

A tradição espiritual da Ordem do Carmelo iniciou-se em Santo Elias, o grande profeta proveniente de Galaad, e continuou com a chamada "descendência dos profetas", isto é, outros varões que seguiam a via da ascese e da oração proposta por Elias. 

A tradição mariana da Ordem remonta ao tempo do mesmo Profeta Elias - fundador espiritual- quando pôde contemplar na pequena nuvem Aquela que seria mais tarde a Mãe do Messias. Esse conhecimento espiritual fora dado a poucos, de modo que a Ordem tornou-se verdadeira guardiã não só da promessa messiânica (juntamente com todo o povo judeu), mas da veneração da jovem Virgem Mãe eleita por Deus como canal da Salvação.

 

 

Carmelo - Casa de Maria

Em 1251, São Simão Stock fazia uma profunda prece à Santíssima Virgem Maria - Patrona da Ordem, pedindo auxílio e proteção diante das perseguições e pressões que sofriam os carmelitas. A Virgem Santíssima apareceu-lhe então, entregando-lhe o Santo Escapulário, solicitando que este se tornasse o Hábito, isto é, a veste, própria dos Carmelitas. E prometera:

"Recebe, filho amado, este escapulário, sinal do meu amor, privilégio para ti e para os carmelitas. Quem morrer revestido com ele não padecerá o fogo eterno. Eis o sinal da salvação, sinal da aliança; proteção nos perigos, sinal de paz e de eterna amizade!"​

Desde então a Ordem dos carmelitas passou a usar sobre sua veste o dito Escapulário que fora, mais tarde, confirmado pela Santa Igreja como um sacramental e sinal verdadeiro de consagração, de modo que os que o vestem, são parte da família carmelitana.

Além da garantia dada pela Igreja de que será livre do inferno os que piedosamente usarem o santo Escapulário de Nossa Senhora do Carmo devidamente bento, uma outra promessa fora feita ao Papa João XII. Nossa Senhora a ele apareceu prometendo que, os que levassem piedosamente este sacramental, seriam buscados pela própria Virgem Santíssima no sábado seguinte após o dia de sua morte caso estivessem no purgatório. A Igreja estabeleceu, então, as normas próprias para lucrar-se com essa promessa, chamada também de Privilégio Sabatino.

 

Reforma - fundação do Carmelo Descalço

Santa Teresa de Jesus, ou Teresa de Ávila, como muitos costumam dizer, vivia em Mosteiro Carmelita chamado da Encarnação, em Ávila, na Espanha. 

As notícias das novas seitas que surgiam, gerando mais divisão entre os cristãos e o pensar na perda de tantas almas, comoveram profundamente o coração de Teresa, que desejava fazer algo para amenizar tamanho dano à Igreja de Deus. Desejou viver com a maior fidelidade possível os conselhos evangélicos e sempre fazer o mais perfeito.  Tendo encontrado, no Mosteiro da Encarnação, grande dificuldade de manter-se fiel a Regra e ao espírito próprio das Tradições da Ordem, Teresa sentiu-se cada vez mais impelida à vivência da Regra Primitiva, uma vez que, à sua época, viviam-na com algumas mitigações. 

Irmã Teresa percebeu que Deus mesmo desejava a chamada reforma, contudo, antes de iniciá-la aguardou o amadurecimento da ideia e a confirmação da Vontade de Deus através dos seus prelados. 

Em 1562, no dia de São Bartolomeu era fundado o Mosteiro de São José de Ávila. A partir de então as Monjas Carmelitas passaram a chamarem-se descalças em razão do voto de Pobreza que desejavam observar com todo o rigor possível, e da atitude tomada por Santa Teresa quando retirou suas sandálias para entrar no Mosteiro.

Para a fundação do ramo masculino, Madre Teresa pôde contar com o auxílio de Frei Antônio e Frei João de São Matias, mais tarde chamado João da Cruz, considerado pai fundador das Monjas Carmelitas Descalças.

Sobre a loja

Somos Monjas Carmelitas Descalças do Carmelo Coração Eucarístico de Jesus, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Nossa vocação é primordialmente a oração pela Igreja, pelo Clero e, por conseguinte, por todo o povo de Deus. Este site é um meio de partilhar com todos os trabalhos realizados no Mosteiro, além de dar a conhecer um pouco mais sobre nossa Comunidade e estilo de vida.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Sociedade Cartiativa São José - CNPJ: 89.876.932/0001-06 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail